Sport Blog - Desporto Geral

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta ! Aqui o desporto é Rei !


1ª Página  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
;Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

sexta-feira, setembro 22, 2006

Desporto lusófono reune-se em Macau

No próximo mês, entre os dias 7 e 15, vão realizar-se em Macau os primeiros Jogos da Lusófonia. Neles vão participar, para além de Portugal e do Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné, Timor e Macau.

Esta iniciativa é a primeira depois do tempo da descolonização e constitui por ventura a mais significativa e importante acção envolvendo todos os países de expressão portuguesa.

Macau tomou a iniciativa de organizar estes Jogos, facto que se saúda, onde vão ser realizadas competições em oito modalidades, Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Taekwondo, Ténis-de-Mesa, Voleibol de Praia e Voleibol.

O principal responsável deste evento é o presidente do Comité Organizador, Manuel Silvério, que será agraciado com uma medalha do Governo português, pelos serviços prestados ao desporto.

Neste evento estará presente o secretário de Estado da Juventude e Desportos, Laurentino Dias, e o presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Prof. Bettencourt Sardinha, para além de outras personalidades ligadas a Macau.

Entretanto, no passado dia 15, teve lugar a assinatura de um protocolo, entre a RTP e o Comité Organizador, ficando garantido, desta forma, a transmissão de imagens para o mundo lusófono, onde vão participar 1000 atletas, representando os países já citados.

Haverá, também, manifestações de índole cultural, colóquios e debates.

Fonte: Semanário Transmontano

Machico põe 4200 pessoas a praticar desporto

Mais de quatro mil participaram no programa deportivo de Machico, que incluíram torneios e competições que se estenderam a várias modalidades, a par de caminhadas e actividades de manutenção e avaliação física e de saúde.

A Câmara Municipal de Machico tem desenvolvido, ao longo de todos estes anos, um projecto desportivo para o concelho, com início e terminus em Junho de cada ano. Só nos últimos três anos participaram mais de 4.200 pessoas.

O programa inclui muita competição, passeios pedestres, ginástica e natação de manutenção.

Nélio Alves, vereador da Câmara Municipal de Machico, diz que, como já vem sendo hábito alguns anos a esta parte, a autarquia vem desenvolvendo um projecto na área do desporto, que de ano para ano está cada vez mais consolidado.

Um projecto que tem como objectivos principais a generalização do acesso à prática do desporto, "procurando aumentar os níveis de frequência e participação dos diferentes segmentos sociais e etários da população, bem como ainda proporcionar à população vivências sócio-desportivas que valorizem a qualidade de vida e o seu bem-estar".

Outra das iniciativas que vem movimentando muitas pessoas é o programa "Machico a mexer". Nélio Alves diz que este programa visa "informar os cidadãos da importância de seguir um estilo de vida activo e sensibilizá-los para as consequências dos comportamentos sedentários, promover e enraizar hábitos de exercício moderado e actividade física regular nos munícipes do concelho, com consequente melhoria do bem-estar e qualidade de vida e autonomizar os munícipes relativamente às tomadas de decisão na escolha apropriada do programa de exercício".

A actividade destina-se a todos os interessados que queiram aderir, sendo que a adesão e cumprimento do programa são totalmente facultativos e gratuitos.

Nélio Alves realçou que, "como já tinha acontecido em 2004, com o alargamento da Freguesia do Caniçal, e que tem vindo, ao longo destes dois anos, demonstrar que foi uma excelente aposta, pois tem sido grande a adesão, o que já levou a Câmara a mudar a actividade para o centro cívico, devido a falta de espaço, este ano foi feito um novo alargamento, desta feita à freguesia de Água de Pena".

Em Água de Pena, o programa desenvolveu-se um pouco diferente dos moldes das outras duas freguesias (Machico e Caniçal), "já que destina-se a uma população mais restrita, pois visa essencialmente proporcionar a população que frequenta o centro de dia, duas vezes por semana, uma actividade física (Ginastica de Manutenção)".

Segundo Nélio Alves, "Machico a mexer" já conquistou o seu espaço no quotidiano da população de Machico. "Ao longo dos seus quatro anos de existência, a população já identifica o programa como sendo uma mais-valia para o seu bem-estar, pois tem proporcionado diversas actividades físicas e de lazer que cerca de duas centenas de munícipes já não dispensam no seu dia-a-dia".

Para além destas, ainda no âmbito do "Machico a Mexer", foram efectuadas visitas à costa sul, foi realizada uma acção de informação "A importância de 30 minutos de Actividade Física na sua vida", e ainda a semana da actividade física.

O autarca lembra que ao longo dos últimos três anos participaram nas actividades desportivas, 4.217 pessoas. E acrescenta que os mesmos foram sempre pensados e realizados tendo em vista os objectivos traçados pelos projectos desportivos, que visam, essencialmente, proporcionar à população do concelho uma maior abrangência de actividades.

O nosso interlocutor recorda ainda, para além dos programas atrás referidos, a Taça "Coca-Cola", circuitos de Cicloturismo, actividades do Dia Mundial da Criança, Ralis, quarta prova do Campeonato Regional de Paintball, uma prova de "cross country de BTT", uma etapa de Voleibol de praia, uma etapa da XIV Volta à Madeira em Canoa, a volta à cidade de Machico em Bicicleta e a quarta prova de Natação no mar, que decorreu no Caniçal.

Há ainda as "24 horas a Voleibolar", a quinta prova de Natação, Baía de Machico, a primeira prova de Surf e Bodyboard, o quarto Triatlo "Super Sprint", o torneio de veteranos, o terceiro torneio inter-instituições e o "mister Madeira".

Fonte: Jornal da Madeira

terça-feira, setembro 19, 2006

Câmara de Lagos cria projecto "Desporto em Formação"

O projecto "Desporto em Formação", da Câmara Municipal de Lagos, tem por objectivo "dotar os agentes desportivos de uma formação mais consistente e que dê resposta às solicitações constantes de uma maior qualidade e competitividade no desenvolvimento de melhores praticantes", refere a edilidade lacobrigense em comunicado.

Neste âmbito, e de acordo com o diagnóstico das necessidades dos agentes desportivos do concelho de Lagos, vão ser levadas a cabo diversas acções formativas entre Setembro e Maio do próximo ano.

Estas actividades têm como principais destinatários treinadores, dirigentes desportivos, professores e estudantes de Educação Física, técnicos desportivos, atletas, entre outros agentes desportivos do concelho.

O plano de formação culmina com a realização de um Congresso Internacional de Desporto, subordinado ao tema “ A Importância do Desporto para Todos na Sociedade de Hoje” a decorrer em Maio de 2007.

A autarquia conta com o apoio do Instituto do Desporto de Portugal e da Cruz Vermelha Portuguesa para a realização deste plano de formação.

Fonte: Região Sul

IDP vai ter menos delegações distritais

No âmbito do programa PRACE, o Instituto de Desporto de Portugal, vai ficar somente com cinco Delegações Distritais em todo o País.

Apesar de ainda não existir uma deliberação, as Delegações Distritais de Beja e Portalegre do Instituto de Desporto de Portugal deverão desaparecer, face ao processo de reorganização administrativa, no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE).

Nesta altura o IDP tem Delegações Distritais em Beja, Évora e Portalegre e com a aplicação do PRACE, será criada uma só Delegação no Alentejo o que levará ao desaparecimento de duas das actuais estruturas.

Domingos David, Delegado Interino da Delegação de Beja do IDP, explica-nos como deverá ficar ordenada a futura hierarquia. "Segundo o Prace, deverão ficar somente cinco Delegações Distritais, não se sabendo onde vai ficar a Delegação do Alentejo que vai abarcar os Distritos de Beja, Évora e Portalegre e onze concelhos do Ribatejo", disse.

Só com a publicação da Lei Orgânica que vai reger o Instituto "se ficará a saber se nas actuais Delegações Distritais que venham a ser extintas enquanto tal, se ficarão com alguma actividade e que tipo de gestão será feita", rematou.

Fonte: Voz da Planície

segunda-feira, setembro 18, 2006

NBC Sports lança canal de desporto na Internet

A estação de televisão NBC Sports e a MediaZone anunciaram o lançamento de um canal conjunto de desporto online. O objectivo é que a sua programação chegue a mais espectadores, além daqueles que assistem à televisão.

O acordo, do qual não foram revelados pormenores, permitirá aceder a uma grande quantidade de eventos desportivos em todo o mundo, passando pelas mais diversas modalidades, como o rugby ou o surf.

As empresas norte-americanas cobrarão o acesso à maioria dos conteúdos, apesar de já estarem a planear a introdução de publicidade no canal da Internet.

Recentemente, a Mediazone e NBC Sports colaboraram para transmitir em directo, através da web o torneio de Wimbledon. Durante o campeonato, ofereceram aos cibernautas mais de 300 partidas de ténis.

Fonte: Diário Digital

Câmara de Vila Verde cria empresa para gerir o Desporto no município

A Câmara de Vila Verde constituiu, em reunião do Executivo, a PROVIVER, uma empresa municipal que vai assegurar a gestão das áreas do Desporto e Lazer, anunciou a autarquia.

O Presidente da Câmara, José Manuel Fernandes, adiantou, em comunicado, que “a PROVIVER - EM fará a gestão de equipamentos culturais, desportivos e educativos, bem como a promoção e organização de eventos desportivos, recreativos, educativos, de lazer e culturais”. A sua criação está sustentada por um “Estudo de Viabilidade Económica” elaborado por uma empresa independente e externa ao Município.

Depois de discutida e votada na reunião do Executivo Municipal, a proposta será submetida à votação da Assembleia Municipal. O autarca acrescentou que "o campo de actividade da nova empresa pode ainda alargar-se à realização de acções de formação e qualificação e/ou especialização profissional”.

No sector do Desporto e Lazer, a PROVIVER fará a gestão do Complexo de Lazer, das Piscinas da vila de Prado, do Estádio Municipal e outros equipamentos municipais.

Fonte: O Primeiro de Janeiro

23ª Seixalíada apresentada

A 23.ª edição da Seixalíada tem início no dia 23 de Setembro e prolonga-se até 14 de Outubro. O programa é composto por cerca de 70 modalidades. Além das modalidades mais comuns, como Atletismo, Futebol ou Natação, destacam-se pelo seu carácter menos usual o Aeromodelismo, Boxe, BTT, Danças de Salão, Escalada, Rapel, Esgrima, Kendo, Peteca, Skate, Taichi e Wakeboard.


Uma das novidades desta edição é o desporto para indivíduos portadores de deficiência. Este projecto promove a integração das instituições e alarga a oferta desportiva, criando um conjunto novo de actividades.

Das acções propostas, destaque para o Karaté em cadeira de rodas, o 1.º Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas, a Vela Adaptada, a Natação Adaptada e eventos desportivos destinados a sensibilizar a população e o movimento associativo.

A Seixalíada é uma das mais importantes manifestações desportivas do País. Movimenta todos os anos milhares de pessoas e constitui um importante incentivo à prática regular do desporto.

Apresenta uma componente de competição, composta por diversos torneios e provas, de onde se destaca o Futsal e uma vertente de lazer, mais vocacionada para pessoas que não praticam desporto regularmente.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em impressos próprios à disposição nas colectividades que organizam as respectivas modalidades, nas Juntas de Freguesia, na Divisão de Desporto da Câmara Municipal do Seixal, nas Piscinas Municipais de Amora e Corroios, no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, ou através do site da autarquia, em www.cm-seixal.pt

Fonte: Rostos

domingo, setembro 17, 2006

Villa Cesari retoma actividades

Depois de merecido descanso, a Villa Cesari – Associação de Cultura e Desporto de Cesar, retoma as actividades, tendo já agendado para os próximos meses, uma série de iniciativas de índole desportiva de interesse relevante para a comunidade cesarense e para cada indivíduo em particular.

Assim sendo, no âmbito das acções que a entidade desenvolve, o mês de Setembro, marca a abertura das actividades e serviços prestados pela Villa Cesari. A saber: Início da Ginástica, do Atletismo e do Futsal.

A Associação tem em agenda a promoção de um conjunto de eventos, conforme programa abaixo descrito:

17 de Setembro:

9.00h – Convívio Villa Cesari na N.ª Senhora da Graça, com concentração no estacionamento do Edifício Senhora da Graça para o VII Passeio de Cicloturismo.

10.00h - Concentração no mesmo local para a realização da primeira Caminhada na Vila de Cesar.

12.30h - Almoço convívio e partilhado, onde cada um, participante, ou não, no Cicloturismo ou na Caminhada, pode, de igual forma participar, desfrutando de uma tarde alegre e divertida.

23 de Setembro:

21.00 h - Apresentação da equipa de Futsal da Villa Cesari. Jogo de abertura entre a direcção da Villa Cesari e a direcção do FC Cesarense.

22.00h - Jogo de apresentação da equipa de Futsal Feminino da Villa Cesari e de Fundo de Vila de S. João da Madeira. No intervalo, a actuação do cantor imensamente querido por todos os cesarenses, Zé Manel.

30 de Setembro:

Hora a designar: Passeio de Outono a Espanha. Informações na sede da Associação.

A 14 de Outubro, realiza-se o jantar comemorativo do VIII aniversário da Villa Cesari.

A associação vai retomar as aulas de manutenção. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na sede da colectividade.

A concretização do plano de actividades por parte da direcção da Villa Cesari, demonstra bem o cariz dinâmico que esta entidade imprime na Vila de Cesar. Neste sentido, o apoio da comunidade é importante para a concretização bem sucedida das iniciativas. A única medida de valor que se tem de avaliar é a presença, quer passiva, quer activa nos eventos trazidos à luz do dia e que a todos, certamente, proporcionará momentos de abertura com o Mundo, com o meio que os envolve, bem como no relacionamento humano tantas vezes descurado e mal tratado.

Cultura, desporto, formação, tradição, solidariedade e justiça social são a essência humanística pela qual se gere a Villa Cesari – Associação de Cultura e Desporto de Cesar.

Fonte: Correio de Azemeis

quinta-feira, setembro 14, 2006

Futebol Clube Beira-Mar do Lavradio comemorou 49 anos

No passado dia 9 de Setembro o Futebol Clube Beira Mar do Lavradio (Barreiro) realizou a sua sessão solene, evocativa de 49 anos de vida. No decorrer da cerimónia, Carlos Humberto, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, fez a entrega ao Presidente da Direcção, João Monteiro, do projecto que visa a construção, nos terrenos anexos ao polivalente, de balneários, um Ginásio, no 1º piso, e no 2º piso, serão construídas salas para actividades administrativas e culturais.

O Presidente da Direcção, referiu ao "Rostos" que o clube continua a desenvolver a sua actividade desportiva, recreativa e cultural, sendo um importante elemento de desenvolvimento de sociabilidade no bairro, na freguesia do Lavradio e no concelho do Barreiro.

O projecto entregue pelo Presidente da Câmara Municipal do Barreiro é um importante contributo para criar condições dignas para a prática desportiva e para ampliar o papel e a importância do clube na comunidade lavradiense.

João Monteiro, considera importante que sejam, agora, desenvolvidas acções tendo em vista a sua concretização, pelo que irá o clube desenvolver acções no sentido de apresentação de candidaturas de forma a que este projecto, já concluído, nas suas linhas gerais, possa ser implementado e contribuir para valorizar a prática do Futsal e a implementação de novas práticas desportivas, destinadas a diferentes camadas etárias, para além, de actividades culturais e proporcionar ao clube mais operacionalidade no seu funcionamento.

“O Futebol Clube Beira Mar ao longo destes anos tem pautado o seu trabalho em prol do desporto e da cultura, com maior ou menor dificuldade temos marcado o nosso lugar no movimento associativo da Freguesia do Lavradio, bem como no Concelho do Barreiro” – referiu João Monteiro, Presidente da Direcção, em breve diálogo com o "Rostos".

A sessão solene do clube contou com a presença de Carlos Humberto, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Adolfo Lopo, Presidente da Junta de Freguesia do Lavradio e representantes de diversas colectividades.

Fonte: Rostos

quarta-feira, setembro 13, 2006

Alta Floresta destaque-se nos XXV JOREM

Estão a realizar-se na na cidade brasileira de Matupá, os XXV Jogos Regionais Estudantis Matogrossense (JOREM).
Segundo o site brasileiro Diario News, o destaque do primeiro dia vai para a equipa de futebol masculino da Alta Floresta que goleou a equipa da casa, o Matupaense por 6 a 1 e lidera a classificação da modalidade.

João Pereira, jornalista "Sport Blog"

Câmara da Ribeira Grande premiada pelo apoio ao Desporto Escolar

A Câmara Municipal da Ribeira Grande foi premiada na categoria “Autarquia”, pelo seu apoio ao desporto escolar, sendo a escolhida entre os 19 municípios dos Açores.

O prémio foi atribuído pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação e será entregue amanhã, ao Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva, no decurso da Gala do Desporto Escolar 2006.

A cerimónia de entrega do prémio tem lugar pelas 19h00, na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa.

A atribuição do prémio teve em conta o apoio que o município da Ribeira Grande concedeu para as actividades do desporto escolar, seja na atribuição de equipamentos para todas as escolas participantes em fases regionais, bem como na colaboração em organizações desportivas locais.

A Gala do Desporto Escolar destina-se a premiar os diversos intervenientes nas actividades do Desporto Escolar, incidindo nas categorias de Aluno, Professor, Escola e Autarquia.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, a atribuição do prémio é o “reconhecimento por um trabalho” que a autarquia tem vindo a desenvolver na “promoção, incentivo e apoio às actividades desportivas”.

Segundo Ricardo Silva, o objectivo da autarquia “é que todas as freguesias tenham espaços disponíveis para a prática desportiva, seja para praticantes federados ou não”.

É por isso, que está a ser elaborada a Carta do Desporto da Ribeira Grande, que inclui a carta do movimento associativo, a inventariação de todas as infra-estruturas desportivas existentes no concelho e ainda as linhas orientadoras para a política desportiva municipal.

Fonte: Azores Digital

sexta-feira, setembro 08, 2006

Área Metropolitana de Lisboa promove "Desporto é Festa"

O espectáculo "Desporto é Festa" tem como objectivo dar a conhecer a diversidade das modalidades desportivas promovidas pelos Municípios da Área Metropolitana de Lisboa. Organizado pelo 6º ano consecutivo, este evento terá a participação de mais de 3.000 atletas e contará com exibições sucessivas de clubes e associações representativas dos dezoito municípios que integram a Área Metropolitana de Lisboa.


Carlos Humberto, Presidente da Junta da Grande Área Metropolitana de Lisboa, em Conferência de Imprensa irá apresentar as actividades da 7ª Meia Maratona de Portugal, onde se inclui o espectáculo "Desporto é Festa", a realizar no próximo dia 24 de Setembro de 2006, entre as 11h00 e as 19h00, sob a pala do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações – Lisboa.

O espectáculo "Desporto é Festa" além de dar a conhecer a diversidade das modalidades desportivas promovidas pelos Municípios da Área Metropolitana de Lisboa, também tem o objectivo de contribuir para a promoção de hábitos de vida mais saudáveis, através da prática de exercício físico regular. Este espectáculo apresentará várias modalidades gímnica: acrobática, aeróbica, bailado, danças orientais, funk hip-hop, dança jazz, karaté, step, rítmica, trampolins.

Haverá ainda momentos gimnicos, abertos à participação de todos: Circuito de Fitness, pela Reebok University, e, para encerrar em ambiente de festa, uma sessão de ginástica.

Fonte: Rostos

III Mostra de Desporto em Faro

A Câmara Municipal de Faro, apoiada pela Associação Académica do Algarve, vai inserir nas festas do concelho a III Mostra do Desporto.

Este evento irá decorrer entre os dias 15 e 17 de Setembro no Jardim Manuel Bívar e irá contar com um programa bastante variado.

Ginástica Acrobática, Basquetebol e Boxe, são algumas das modalidades apresentadas.

Durante o decorrer da mostra, a participação nas modalidades que o recinto oferecer será aberta a todas as pessoas.

Fonte: Observatório do Algarve

quinta-feira, setembro 07, 2006

Clodoaldo inaugura piscina adaptada

O melhor atleta paraolímpico do mundo, Clodoaldo Silva, participará na abertura solene da piscina semi-olímpica adaptada da ABOR - Associação Beneficente Osvaldo de Rosis. A cerimónia será aberta ao público neste domingo, em Santos-SP.


Clodoaldo fará a entrega de importante equipamento à piscina. Com dimensões oficiais (15 X 25 metros e 1,4 metros de profundidade), a piscina semi-olímpica será a primeira da cidade de Santos a ter o acesso adaptado aos deficientes físicos, de acordo com as normas da cartilha do Condefi (Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiências).

A obra, que teve início em Novembro de 2005, atenderá gratuitamente centenas de moradores de Santos, em especial crianças, pessoas com deficiência e terceira idade. A sua estrutura, totalmente adaptada para deficientes físicos, conta com lava-pés, rampa, sistema de limpeza e uma arquibancada, o que permitirá o uso do local para competições desportivas.

"Essa inauguração é de importância para Santos e entorno. A ABOR e os responsáveis pelo planejamento e estrutura da piscina tiveram os devidos cuidados para acomodar e beneficiar os deficientes e toda a comunidade. Que essa iniciativa sirva de exemplo para que outras cidades e municípios façam o mesmo", declarou Clodoaldo Silva.

A presidente da ABOR, Odete de Rosis, afirmou: "a prática de proporcionar o acesso gratuito aos esportes para aqueles que não podem pagar e também às pessoas com deficiência, infelizmente, ainda é pouco estimulada em nosso país. Esse é o nosso objetivo, a integração social"

Após a inauguração, haverá um festival comemorativo com os para-atletas presentes.

Além de Clodoaldo, o evento contará com a presença do empresário de Santos, Alex Mendes, representando o também empresário Armênio Mendes, além do Prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa.

A Associação Beneficente Osvaldo de Rosis, ABOR, é uma entidade sem fins lucrativos. Construída e mantida com recursos provenientes da força e determinação da família De Rosis. A ABOR existe há mais de cinco anos e tem como objetivo a integração social. Democratizar a prática desportiva, afastar as crianças das ruas e proporcionar maior qualidade de vida à terceira idade são alguns dos ideais da instituição. Por isso, oferece serviços gratuitos que visam atender todo e qualquer cidadão da comunidade da cidade de Santos, no litoral paulista.

Fonte: Diário de Natal

quarta-feira, setembro 06, 2006

Secretário-geral do IPC fica satisfeito com as obras do Parapan'2007

Secretário-geral do IPC fica satisfeito com as obras do Parapan de 2007

O Secretário-geral do Comité Paraolímpico Internacional (IPC), Xavier Gonzalez, ficou satisfeito com as obras dos Jogos Parapan-Americanos 2007.

Na manhã desta quarta-feira, ele visitou o Parque Olímpico do Autódromo Nelson Piquet e a Aldeia Pan-Americana.

Mas, mesmo tendo gostado do que viu, o dirigente foi extremamente minucioso na inspeção dos apartamentos adaptados da Aldeia. "Temos acompanhado o progresso das obras. Visitamos todas as instalações e estou satisfeito com a organização. Na Vila, tirei minhas dúvidas e tenho certeza de que ela será a melhor de toda a história dos Jogos Pan-Americanos. Ela é de nível olímpico" - afirmou Xavier Gonzalez, que já havia visitado o Complexo Desportivo de Deodoro, o Clube Marapendi, o Estádio Olímpico João Havelange e o Centro de Convenções Riocentro.

Xavier Gonzalez mediu o tamanho das portas, reclamou de um vão no chão e perguntou qual o tamanho dos elevadores.

Tudo para evitar problemas com os atletas de cadeira de rodas durante o Parapan. Ele também pediu o aumento de 5cm nas áreas de transição e questionou o número de portas dentro do apartamento. A Agenco, empresa responsável pela obra da Aldeia, está construindo 120 apartamentos adaptados aos portadores de necessidades especiais.

O Ministro do Desporto, Orlando Silva Júnior, ressalvou o compromisso do governo federal, responsável pela viabilização do Parapan, em promover o desporto Paraolímpico no Brasil. A União vai gastar R$ 60 milhões com o evento.- "O governo federal tem enorme satisfação em dar mais um passo no fortalecimento do esporte adaptado no país. Além do Parapan, em outubro deste ano, em Fortaleza, será realizado o I Jogos Estudantis dos portadores de necessidades especiais" disse Orlando Júnior.

No Parapan são esperados 1.300 atletas, de 26 países, que disputarão dez modalidades: Atletismo, Basquetebol em Cadeira de Rodas, Futebol de cinco (cegos), Futebol de 7 (paralesia cerebral), Halterofilismo, Judo, Natação, Ténis de Mesa, Ténis em Cadeira de Rodas e Vólei sentado. São oito dias de provas disputadas, entre 12 e 19 de agosto de 2007.

Fonte: Lancenet

Nova temporada do G.D. Sesimbra carregada de ambições

Na Sala Nobre do Hotel do Mar, quase cheia e muito bem decorada, o G. D. Sesimbra manteve a elogiável tradição de apresentar publicamente as suas expectativas para uma nova temporada.

Com a presença de representativas entidades oficiais, o Presidente Sebastião Patrício foi o orador em maior evidência, pormenorizando o muito que se espera de 2006/07, com realce para o retorno à escala nacional no futebol sénior e à conclusão da obra da Piscina e Sala de Desporto, daqui a 10 meses.

O ecletismo do Clube, justamente referido como o de maior expressão em todo o Concelho (7 modalidades, com apreciável registo de resultados), foi também enaltecido justificando os apoios financeiros do sempre muito atento Município que esteve representado na sessão através de José Polido (titular do Pelouro) e Amadeu Penim (ex-Presidente).

Em representação do Dr. Félix Rapaz presidiu o seu “vice”, José Reis, com mais 8 componentes da mesa de honra: o presidente Sebastião Patrício, Francisco Jesus (Junta de Freguesia do Castelo), António Alves do Conselho Fiscal, os técnicos Benvindo Assis, Artur Pereira e Ricardo Santos (Futebol, Hóquei em Patins e Voleibol, respectivamente) e Pedro Vítor Borges, vice-presidente da Direcção, além do já citado vereador José Polido.

Foi José Reis quem proferiu as primeiras palavras de circunstância sobre o acto em curso, seguindo-se a longa, por muito minuciosa exposição explicativa a cargo de Sebastião Patrício, em calorosa manifestação de fé e confiança no futuro.

A médio prazo perspectivou a vitória da equipa de Futebol no "Distrital", para retorno que se impõe, e a conclusão das obras da Piscina e Sala de Desporto (para finais do 1º semestre de 2007 ).Quando se referiu à nova época competitiva, com o técnico Benvindo Assis de regresso, decorreu a apresentação de uma dúzia de jogadores novos para a época que se aproxima, 5 deles ex-juniores do Sesimbra a regressarem à base (Saúl, Ricardo Rocha, Fábio, Eduardo "Bolacha" e Luís Estrela). Foram, por isso, os mais aplaudidos, tal como o ex-junior promovido, Tiago Carvalho, acompanhado de Edgar Marques.

De referir, a propósito, que meia dúzia de componentes da equipa que desceu e que não eram de Sesimbra tomaram novos rumos.

O Presidente Sebastião Patrício falou, ainda, do Hóquei em Patins, do Judo, do Badminton (em especial evolução), do perseverante Voleibol e da secção novata de Capoeira, além da elogiável Ginástica, a evoluir.

O elogio às actividades de formação foi feito sob intensidade muito especial, com citações de mérito a dirigentes, técnicos e seccionistas, salientando o facto de haver 4 formações jovens em provas de índole nacional.

Sucessivamente usaram da palavra os 3 técnicos presentes na mesa, o Dr. Francisco Jesus e, por fim, o vereador José Polido que revelou qual era o apoio previsto para 2007, na ordem dos 500 mil euros, para além das “tranches” de 150 mil euros (2 vezes) para a obra da Piscina, salientando ainda a disponibilidade de ajudas quanto a transporte dos mais jovens.

Ficou no ar a promessa de animosa continuidade desses apoios.Falou-se, também, das hipóteses de novo Estádio, com campo sintético e das melhorias tão necessárias no Complexo da Maçã, com carências a remediar, quanto antes.

O presidente do Clube fez questão de sublinhar a atenção e boa vontade da Câmara nos mais recentes mandatos e voltou a expressar a sua crença numa nova temporada recheada de motivos de alegria.

A sessão foi dada por concluída já perto da meia-noite, seguindo-se um beberete de agradável convívio da "família" do "Desportivo".

Fonte: Jornal Regional.com

Organização dos Jogos Olímpicos de 2008 lança pictogramas

A dois anos dos Jogos Olímpicos de Pequim'2008, o Comité Organizador lançou os pictogramas de identificação das 28 modalidades que estarão no programa dos Jogos.

As imagens foram aprovadas pelas Federações Internacionais e pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

Serão utilizados nas instalações, souvenirs, imagens de TV e outras formas visuais de comunicação.Os pictogramas combinam o encanto das inscrições em objectos do osso e do bronze da China antiga com a incorporação simplificada de gráficos modernos.

Usando o efeito do contraste afiado entre as cores pretas e brancas, típicas da arte chinesa tradicional, os desenhos representam o movimento distinto e da percepção do desporto.

Há 35 ícones diferentes, cobrindo as 28 modalidades olímpicas, que são: Andebol, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Beisebol, Boxe, Canoagem(Slalom e Velocidade), Futebol, Ginástica Desportiva, Hipismo, Hóquei em Campo, Judo, Luta Livre, Natação, Natação Sincronizada, Pólo Aquático, Pentatlo Moderno, Saltos para a àgua, Softboll, Taekwondo, Ténis, Ténis de mesa, Tiro, Tiro com arco e flecha, Triatlo, Vela, Vólei e Vólei de praia.

Os Jogos Olímpicos de Pequim, na China, acontecerão de 8 a 24 agosto de 2008 e espera-se cerca de 10.500 atletas nas 28 modalidades inscritas no programa e mais de 20.000 profissionais a cobrir a competição.

Fonte: Pernambuco.com

terça-feira, setembro 05, 2006

"Principais vilões" atrasam PAN'2007

A 11 meses do Pan-Americano, o CO-Rio (Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de 2007) ainda corre contra o tempo para resolver impasses em algumas das sedes para a competição. Mesmo negando atrasos significativos, a organização ainda lida com os "principais vilões" do Pan'2007, como mudanças recentes no projeto, indefinições sobre quem é o responsável por obras ou simplesmente burocracia comum.

COMO ESTÃO AS SEDES?

Marapendi, Outeiro, Riocentro, Cidade do Rock, Centro de Bowling, Miécimo, Sambódromo, Marina, Parque do Flamengo, Copacabana, Maracanã, Lagoa Rodrigo de Freitas, Aldeia Pan-Americana, Autódromo, Complexo Deodoro e Complexo João Havelange são os locais onde o Pan'2007 se vai desenrolar.
Para receber os cerca de 5500 atletas que virão ao Brasil para os Jogos, a organização está reformando ou construindo 16 grandes complexos. Alguns, como o do Autódromo, estão surgindo do nada. Outros, como o Maracanã, estão sendo completamente reformados. A cidade foi dividida em quatro grandes regiões. Das instalações construídas, reformadas ou adaptadas para a realização dos Jogos,48% irão ser permanentes e 52% temporárias.

Descubra agora o que está a ser feito e o andamento das obras nas sedes do Pan'2007:

Marapendi Country Club
Clube acostumado a receber grandes eventos de ténis, foi a sede do último jogo do Brasil na Taça Davis no Rio de Janeiro. Para o Pan, receberá uma série de instalações temporárias, para a montagem de um campo central e nove campos menores. A construção deve acontecer entre três a quatro meses antes da competição.

Complexo Esportivo do Autódromo
Obra que mais deu dor de cabeça ao CO-Rio até agora, o Autódromo ganhará três novas estruturas: a arena multiuso (para 15 mil pessoas), o centro aquático e o velódromo (que será permanente e não mais temporário), para as disputas de basquetebol, ciclismo, ginástica artística, natação, natação sincronizada e saltos para a àgua.

Uma guerra de liminares atrasou o início das obras e, segundo o último relatório do Tribunal de Contas da União, ainda existem processos judiciais pendentes que têm de ser resolvidos. Um deles envolve a reconstrução das áreas danificadas do traçado após o Pan.

Apesar dos atrasos, o ritmo da construção está acelerado, mas ainda nas fundações. Obras similares, como o Ginásio dos Desportos de Barueri, o mais moderno de São Paulo, por exemplo, levaram um ano para serem concluídas. O prazo de entrega, inicialmente previsto para Fevereiro, já foi mudado para Março.

Complexo Esportivo Deodoro
Localizado dentro da Vila Militar de Deodoro, o complexo terá cinco novos centros nacionais (hipismo, hóquei em campo, pentatlo moderno, tiro e tiro com arco). Inicialmente, o projeto não contava com os centros de hipismo e hóquei em campo. Justamente por isso, as obras estão atrasadas. Em 2005, foi feita uma licitação para as obras que não previam estas instalações. O processo teve de ser refeito e as obras começaram muito atrasadas.

A pedra fundamental foi lançada em Março de 2006, mas, efetivamente, as obras começaram no final de Julho. O ritmo, no entanto, é frenético. Na quarta-feira, inclusive, o ministro dos Desportos, Orlando Silva, anunciou o novo plano de trabalho, incluindo até mesmo um turno nocturno.

Complexo Esportivo João Havelange
A grande obra do Pan-2007, o estádio de Engenho de Dentro estava programado para ser entregue no mês que vem. No entanto, uma série de atrasos já adiou os prazos algumas vezes. A nova data de entrega é Fevereiro de 2007.

Projetado para 45 mil pessoas, e já prevendo ampliações para eventos como Jogos Olimpícos ou Campeonato do Mundo de Futebol, o Engenhão começou a sair do papel em 2004. Após vários entraves no andamento das obras, a construção está dentro dos novos prazos. O anel externo já está pronto e a cobertura começa a ser construída.

Segundo relatório do TCU, porém, as obras no entorno podem adiar a entrega. Dividida em quatro fases, a obra já tem as duas primeiras quase concluídas. As duas últimas, que incluem a construção das facilidades do estádio (energia, água e esgoto, águas pluviais e gás) e a adaptação dos acessos (confluência de oito ruas), ainda não foram contratados. Além disso, os acessos Sul e Leste têm aspectos pendentes externos que precisam ser resolvidas.

Complexo Esportivo do Maracanã
Um dos cartões postais do Rio de Janeiro, o complexo do Maracanã vai receber a Cerimónia de Abertura do Pan, além dos jogos de futebol, vôlei e pólo aquático. O centro aquático Julio Delamare já está reformado, recebendo, inclusive, o Mundial Júnior de Natação nesta semana. O Estádio do Maracanã e o Ginásio do Maracanãzinho, porém, inspiram cuidados.

O Estádio ficou fechado entre 2005 e 2006 para obras de modernização, mas foi reaberto após pressão das equipas cariocas para a disputa do Campeonato Brasileiro. Com isso, a reforma continua, mas é interrompida a cada partida da competição.

Outro problema é burocrático. Segundo "O Globo", a reforma que está a ser feita no Maracanã ainda é a mesma que começou em 2000, quando o Estádio foi usado no Mundial de Clubes da Fifa, e sofreu vários ajustes desde então.

No Maracanãzinho, as obras também foram interrompidas várias vezes e retomadas há pouco tempo. O atraso é significativo. Quando o Brasil ganhou o direito de organizar o Mundial Feminino de Basquetebol deste ano, a intenção era usar o ginásio como palco principal das disputas e aproveitar o evento como teste para o Pan. Os atrasos, porém, levaram a competição para São Paulo.

Lagoa Rodrigo de Freitas
Dividida em duas frentes independentes, as obras na Lagoa incluem a dragagem das raias e a reforma do Estádio para as provas de remo e canoagem. Segundo o TCU, a dragagem, estava prevista terminar em Agosto deste ano. Mas, a SERLA (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas do Rio de Janeiro), responsável pelas obras, prevê entregar o Lago, apenas, no dia 28 de Outubro.

No estádio, as reformas são divididas entre o poder público e o estatal. A Glen Entertainment, detentora dos direitos de exploração do local, afirma que já começou a sua parte das obras (reforma do bloco 2, que consiste nas áreas de recepção, Vip, vestiários e balneários para atletas e àrbitros, boxes e o cais de chegada), mas espera o início da parte do Estado.

Marina da Glória e Riocentro
Palcos para Vela, Badminton, Boxe, Esgrima, Ginástica rítmica, Andebol, Judo, Halterofilismo, Lutas, Taekwondo, Ténis de Mesa e Trampolim Acrobático, a Marina da Glória e Riocentro são casos independentes no Rio-2007. As duas instalações tiveram as reformas necessárias para o Pan "trocadas" por concessões.

Na Marina, serão investidos R$ 41 milhões na reforma, aumentando a capacidade de 120 para 300 barcos, além de elevar o número de vagas na água de 400 para 1000. A construção de novos píer flutuantes, quebra-mar e garagem náutica e um molhe de proteção também estão sendo feitas. As obras devem terminar em Março.

No Riocentro, o caso é mais complicado. A concorrência que definiu a empresa vencedora da concessão está sob suspeita e as obras começam apenas em Dezembro. Segundo o projeto, serão usados cerca de R$ 68 milhões para as obras de adequação.

Morro do Outeiro, Complexo Esportivo Cidade do Rock, Sambódromo, Parque do Flamengo, Miécimo da Silva e Praia de Copacabana
Para as sedes que abrigarão estruturas temporárias, as instalações devem ser montadas três ou quatro meses antes dos Jogos, segundo estimativa do CO-RIO. Instalações no Morro do Outeiro, Cidade do Rock, Sambódromo, Parque do Flamengo e Miécimo da Silva são de responsabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro, e suas concessões ficarão sob responsabilidade da Secretaria Especial do Pan-2007.

A arena de Volei de Praia projetada para a Praia de Copacabana ficará sob tutela do Governo Federal. O Comitê actuará no planeamento e na operação, mas a montagem ficará a cargo das instituições governamentais. As licitações deverão ser feitas entre Setembro e Outubro.

Aldeia Olímpica
As obras dentro da Aldeia Pan-Americana estão adiantadas. Os 17 prédios que abrigarão os cerca de 5500 atletas já estão praticamente prontos e a previsão de entrega para um mês antes do Pan deve ser cumprida. O grande problema, porém, está fora da Aldeia: obras de infra-estruturas a cargo da Prefeitura, para o acesso ao complexo, ainda não foram feitas.

Além disso, o TCU está investigando o aluguer que o Co-Rio vai pagar à empresa que está a construir a Aldeia, pelo uso durante o Pan. De acordo com o relatório, o valor de R$ 25 milhões que será pago pode estar até R$ 11 milhões acima do valor de mercado.

Fonte: UOL Esporte

domingo, setembro 03, 2006

Governo de Benguela aposta no desenvolvimento do desporto

Foi ontem anunciado no Lobito (Angola) que o Governo da Província de Benguela prevê investir na área do desporto em 2007, no âmbito do plano de actividades sociais.

Segundo o governador Dumilde Rangel, que falava no acto de inauguração de um campo de voleibol, no quadro das festividades dos 93 anos da cidade do Lobito, assinalados ontem, está igualmente projectada a construção de um estádio em Benguela e vários campos de futebol a nível da província.

A construção de recintos desportivos para outras modalidades é igualmente prioridade do sector dos Desportos na região.

Por seu turno, o administrador municipal do Lobito, Amaro Ricardo, considera que esta aposta do governo poderá levar os jovens a ocuparem os tempos livres com actividades úteis.

Indicou que a prática do desporto, para além de proporcionar boa saúde, é um elemento de combate aos maus vícios no seio da juventude.

Actualmente existe apenas um estádio de Futebol arrelvado (Estádio Municipal de Benguela) e cinco "pelados" que clamam por obras de restauro.

Existem ainda cinco pavilhões desportivos para os praticantes de Basquetebol, Voleibol, Andebol e Hóquei em Patins.

Fonte: Angola Press

LIDECA promove sexta "Demósthenes de Almeida"

A Liga dos Desportos, Cultura e Ambiente (LIDECA) realizou no município do Cazenga, em Luanda, a sua sexta sessão anual com as gerações em homenagem à figura de Demósthenes de Almeida Clington.

O encontro teve como objectivo enaltecer a figura e obra do atleta como fonte inesgotável de ensinamento e inspiração na luta pela unidade e bem-estar social.

Durante a sessão a Lideca proclamou a fundação Demósthenes de Almeida Clington (FUNDAC), realizou uma gala comunitária (prémio personalidade do ano) e efectuou a reposição de uma coroa de flores no túmulo do ex-atleta no cemitério da Santa-Ana.

O presidente da Lideca, Agostinho Neto, disse à Angop que o acto enquadra-se na semana do desporto que a organização promove para relembrar alguns momentos do ex-corredor angolano.

Esta Organização Não Governamental foi fundada a 11 de Setembro de 1998 com o objetivo de promover o desporto e sensibilizar a comunidade sobre os direitos humanos, saúde e ambiente.

Fonte: Angola Press