Saltos para a água: Piscina de saltos da ESEF reabre hoje, depois de 6 meses de inactividade
Foi preciso fazer algumas obras, que começaram no principio do mês passado e demoraram cerca de 20 dias. O custo da intervenção esteve orçado em 120 mil reais, mas segundo Manuel Maximiliano Júnior, reitor e gestor da ESEF de Bélem do Pará, "gastou-se cerca de 150 mil reais, mas não há problema, pois todos nós sabemos que nestas questões há sempre um erro de estimativa".
A reabertura desta infra-estrutura é de vital importância para a modalidade de saltos para a água no Brasil, já que é nesta piscina que treinam os melhores atletas da especialidade.
Em declarações à Agência de Notícias "Pará", Manuel Maximiliano Júnior disse que "de momento, os atletas profissionais não podem treinar na piscina do nosso estabelecimento, porque nos falta o licenciamento. Mas esperamos que até ao fim do mês esteja tudo dentro das normas, para termos novamente aqui os melhores atletas brasileiros de saltos para a água".
Além da piscina de saltos, o complexo desportivo da ESEF possui um parque aquático, duas pistas de atletismo, dois pavilhões e ainda 4 campos abertos, onde se pode praticar Andebol, Basquetebol e Voleibol.
Para o Professor Milton Mateus de Souza, coordenador do Curso de Educação Física e Treinador da Selecção Olímpica Feminina de Saltos para a Água, "este complexo desportivo é maravilhoso, pois podemos treinar aqui várias modalidades desportivas", acrescentando que apesar de estar mais virado para os saltos para a água, também já orientou alguns "bons praticantes de atletismo".
Sobre a "sua" modalidade, Milton Souza revelou que costuma treinar "cerca de 20 meninas: 6 são atletas profissionais, de alto nível, enquanto as outras 14 são de nível intermédio e ainda estão na segunda fase de aprendizagem. Mas depois de estar tudo dentro da normalidade, esperemos vir a ter aqui mais de 50 saltadores".
A terminar, resta dizer que nos próximos dias a Escola Superior de Educação Física irá assinar uma parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e Secretaria da Juventude, Deporto e Lazer (SEJEL), tendo em vista uma colaboração destas entidades na criação de Estágios para jovens desportivas, que decorrerão, precisamente, no Complexo Desportivo da ESEF.
Jornalista: João Miguel Pereira