Sport Blog - Desporto Geral

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta ! Aqui o desporto é Rei !


1ª Página  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
;Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

segunda-feira, julho 27, 2009

Saltos para a água: Piscina de saltos da ESEF reabre hoje, depois de 6 meses de inactividade

A piscina de saltos para a água da Secção de Desporto da Escola Superior de Educação Física de Belém do Pará (Brasil) reabre hoje, depois de ter estado desactivada durante 6 meses, devido à falta de condições de segurança.

Foi preciso fazer algumas obras, que começaram no principio do mês passado e demoraram cerca de 20 dias. O custo da intervenção esteve orçado em 120 mil reais, mas segundo Manuel Maximiliano Júnior, reitor e gestor da ESEF de Bélem do Pará, "gastou-se cerca de 150 mil reais, mas não há problema, pois todos nós sabemos que nestas questões há sempre um erro de estimativa".

A reabertura desta infra-estrutura é de vital importância para a modalidade de saltos para a água no Brasil, já que é nesta piscina que treinam os melhores atletas da especialidade.

Em declarações à Agência de Notícias "Pará", Manuel Maximiliano Júnior disse que "de momento, os atletas profissionais não podem treinar na piscina do nosso estabelecimento, porque nos falta o licenciamento. Mas esperamos que até ao fim do mês esteja tudo dentro das normas, para termos novamente aqui os melhores atletas brasileiros de saltos para a água".

Além da piscina de saltos, o complexo desportivo da ESEF possui um parque aquático, duas pistas de atletismo, dois pavilhões e ainda 4 campos abertos, onde se pode praticar Andebol, Basquetebol e Voleibol.

Para o Professor Milton Mateus de Souza, coordenador do Curso de Educação Física e Treinador da Selecção Olímpica Feminina de Saltos para a Água, "este complexo desportivo é maravilhoso, pois podemos treinar aqui várias modalidades desportivas", acrescentando que apesar de estar mais virado para os saltos para a água, também já orientou alguns "bons praticantes de atletismo".

Sobre a "sua" modalidade, Milton Souza revelou que costuma treinar "cerca de 20 meninas: 6 são atletas profissionais, de alto nível, enquanto as outras 14 são de nível intermédio e ainda estão na segunda fase de aprendizagem. Mas depois de estar tudo dentro da normalidade, esperemos vir a ter aqui mais de 50 saltadores".


A terminar, resta dizer que nos próximos dias a Escola Superior de Educação Física irá assinar uma parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e Secretaria da Juventude, Deporto e Lazer (SEJEL), tendo em vista uma colaboração destas entidades na criação de Estágios para jovens desportivas, que decorrerão, precisamente, no Complexo Desportivo da ESEF.


Jornalista: João Miguel Pereira

sexta-feira, julho 24, 2009

Jogos Mundiais: Portugal apura-se para os Quartos-de-Final do Torneio Masculino de Sevens

A selecção portuguesa de Râguebi de 7 apurou-se hoje para os Quartos-de-Final do Torneio Masculino de Sevens dos Jogos Mundiais, ao terminar o Grupo A na 2ª posição.

Os "lobitos" venceram os Estados Unidos (22-7) e Taiwan (19-5), mas não conseguiram derrotar a poderosa selecção da África do Sul, perdendo o encontro por 7-5.

O próximo jogo da equipa de Tomaz Morais nesta competição, que decorre em Kaohsiung (Taiwan), é já na próxima madrugada (em Portugal Continental) com a formação do Japão, 3ª classificada do Grupo B.


Jornalista: João Miguel Pereira

domingo, julho 19, 2009

Jogos da Lusofonia'09: Liliane Maestrini e Luana Madeira vencem medalha de Ouro do Torneio Feminino de Voleibol de Praia

A dupla brasileira Liliane Maestrini/Luana Madeira conquistou hoje a Medalha de Ouro do Torneio de Voleibol de Praia Feminino dos Jogos da Lusofonia, ao vencerem facilmente na Final a equipa portuguesa constituída por Rosa Costa e Ana Freches.

As atletas lusas não conseguiram impor o seu jogo no areal de Oeiras, o que permitiu que as sul-americanas marcassem pontos atrás de pontos.

No 1º set, Maestrini e Madeira venceram por claros 21-6, enquanto que no 2º set a dupla brasileira sentiu muitas dificuldades, mas mesmo assim conseguiu triunfar por 21-12.

Apesar da derrota, esta 2ª posição é o melhor lugar que Rosa Costa e Ana Freches conseguiram fazer num torneio internacional.


No jogo de atribuição da medalha de Bronze, as brasileiras Fabiane Boogaredt e Taiana Souza conseguiram superiorizar-se a dupla portuguesa Juliana Antunes/Francisca Esteves por 2-0, com parciais de 21-17 e 21-9.


Jornalista: João Miguel Pereira

Jogos da Lusofonia'09: José Pedrosa e Hugo Gaspar vencem medalha de Ouro do Torneio Masculino de Voleibol de Praia

A dupla portuguesa de Voleibol de Praia José Pedrosa/Hugo Gaspar conquistou hoje a medalha de Ouro do Torneio Masculino da modalidade dos Jogos da Lusofonia, ao vencer (2-0) na Final a dupla brasileira constituída por Tiago Barbosa e Jean Ferreira.


A dupla nº2 de Portugal, que ontem tinha derrotado (surpreendentemente) Miguel Maia e João Brenha, entrou muito concentrada na partida de hoje e não cometeu qualquer erro, levando quase ao desespero os jogadores e os (poucos) adeptos brasileiros que marcavam presença no Arena de Oeiras.

Depois de vencerem o 1º set por 21-19, Pedrosa e Gaspar sentiram mais dificuldades no 2º parcial, precisando de 25 pontos para derrotarem e eliminarem os seus adversários.

No jogo de atribuição da medalha de Bronze, Miguel Maia e João Brenha não conseguiram superar a maior experiência e qualidade de jogo da dupla brasileira Rogério Ferreira/Bernardo Romano, que se impôs facilmente ao conjunto português vencendo por 2-0 (parciais de 21/12 e 21/14).


Jornalista: João Miguel Pereira

Jogos da Lusofonia'09: Portugal vence Brasil por 57-47 e conquista medalha de Ouro do Torneio de Basquetebol Feminino

A selecção portuguesa de Basquetebol venceu hoje o Brasil por 57-47, em jogo a contar para a 5ª e última jornada do Torneio de Basquetebol Feminino dos Jogos da Lusofonia, disputado esta tarde no Pavilhão Municipal de Sintra.

Com este resultado, a equipa lusa vence o agrupamento (só com vitórias) e conquista a medalha de Ouro, relegando o Brasil para o 2º lugar.


Crónica do Jogo:

Apesar de estarem a ser fortemente apoiadas pelo muito público que se deslocou até Sintra, as jogadoras portuguesas entraram muito mal na partida e no final do 1º período perdiam por 13-7.

Em desvantagem, o seleccionador Carlos Seixas resolveu fazer algumas mexidas tácticas, e a equipa das quinas passou a defender melhor, mas continuava com uma fraca percentagem de concretização.

Mesmo assim, as portuguesas foram para o descanso a vencer por 24-21, apesar da forte réplica que as brasileiras deram durante os 20 minutos iniciais.


Na segunda parte, a equipa nacional veio mais concentrada e, acima de tudo, mais concretizadora, o que imediatamente se traduziu no marcador, que no final do 3º período marcava 36-29 favorável a formação lusa.

Com Sónia Reis (26 pontos, 6 ressaltos, 4 roubos de bola, 3 desarmes de lançamento e duas assistências), Sofia Ramalho e Carla Nascimento em bom plano, Portugal controlou os acontecimentos no derradeiro período de jogo, nunca permitindo que o Brasil se aproximasse do marcador, até ao apito final.


Apesar da derrota, a equipa sul-americana mostrou ter bastante potencial (excelente jogo das postes Mônica e Fabiana), mas também muita inexperiência, pois a CBB (Confederação Brasileira de Basquetebol) resolveu trazer a equipa de sub-19, de modo a prepara-la para o respectivo mundial que começa no próximo dia 23, na Tailândia.


No outro jogo desta última jornada, Angola venceu Moçambique por 65-62, assegurando assim o 3º lugar e a respectiva medalha de Bronze.


Jornalista: João Miguel Pereira

Jogos da Lusofonia'09: Cabo Verde ganha a Portugal por 67-66 e apura-se para Final do Torneio de Bassquetebol Masculino

A selecção portuguesa de Basquetebol perdeu hoje com a equipa de Cabo Verde por 67-66, em jogo a contar para as Meias-Finais do Torneio de Basquetebol Masculino dos Jogos da Lusofonia, disputado esta tarde no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada.

Com este resultado, os jogadores lusos falham o acesso à Final da competição, e agora irão discutir a medalha de Bronze com o Brasil (amanhã, a partir das 14h45).

Crónica do Jogo:

A jogar muito mal na primeira parte do encontro, a selecção portuguesa foi de imediato surpreendida por uma equipa de Cabo Verde bem organizada e muito perigosa nos lançamentos triplos.

O treinador Moncho Lopez ainda tentou rectificar alguns pormenores, com a entrada de José Costa, mas nem isso resultou, pois o jogador português não trouxe nada de novo à equipa.

Ao intervalo, Portugal perdia por 39-29, e o seleccionador nacional dava voltas à cabeça para arranjar uma solução que tentasse ultrapassar as dificuldades que a equipa africana colocava.


Na segunda parte, a solução parece ter sido encontrada, pois a equipa das quinas passou a jogar mais rápido e mais certeira.

Em apenas 5 minutos, Portugal aplica um parcial de 10-2 e fica muito perto dos cabo-verdianos, que começaram a cometer vários erros quer defensivos, quer ofensivos.

Aproveitando o desnorte da equipa contrária, os jogadores portugueses começaram a arriscar lançamentos triplos e perigosos contra-ataque.

Com um ritmo de jogo muito elevado, os atletas lusos chegaram a estar em vantagem, mas a 5 minutos do fim a coisa muda completamente de figura.

Portugal começa a cometer muitos erros, falhando sucessivamente vários lances aparentemente fáceis, permitindo que Cabo Verde chegasse à vantagem a poucos segundos do fim.

Sendo assim, o triunfo de Cabo Verde acaba por ser justíssimo, pois a equipa africana foi aquela que cometeu menos erros nos capítulos defensivo e ofensivo.

Destaque ainda para o base cabo-verdiano Jeff Xavier, que joga na NCBA, mais concretamente na Universidade de Prividence. No encontro de hoje, o jogador africano marcou 7 triplos e 1 lance livre, ajudando muito os seus companheiros.

Quanto aos portugueses, Carlos Andrade voltou a ser o melhor da partida, ao marcar 16 pontos e conquistar 10 ressaltos.

Amanhã, Portugal discute a medalha de Bronze com o Brasil, a partir das 14h45 no bonito e moderno Pavilhão Atlântico.


Jornalista: João Miguel Pereira

Jogos da Lusofonia'09: José Pedrosa e Hugo Gaspar apuram-se para a Final do Torneio Masculino de Voleibol de Praia

A melhor dupla portuguesa de sempre no Voleibol de Praia (Miguel Maia/João Brenha) não se conseguiu despedir (da modalidade) da melhor forma, ao perder com os também portugueses José Pedrosa e Hugo Gaspar por 2-0 (parciais de 21-13 e 31-29) em encontro relativo às Meias-Finais do Torneio Masculino de Voleibol de Praia dos Jogos da Lusofonia.

Na Final, o duo vencedor do encontro de hoje irá defrontar os brasileiros Thiago Barbosa e Jan Ferreira, que não jogaram nas Meias-Finais porque os seus adversários (Rógerio Ferreira/Bernardo Romano) não compareceram ao jogo, devido a um problema de saúde de Romano, que entretanto já foi resolvido, segundo uma fonte da organização.

No sector feminino, a medalha de Ouro também vai ser discutida por portuguesas e brasileiras, pois nas Meias-Finais, Rosa Costa e Ana Frenches venceram a outra dupla lusa (Juliana Antunes e Francisca Esteves), enquanto as canarinhas Liliane Maestrini e Luana Madeira ganharam às compatriotas Fabiane Boogaredt e Taiana Souza.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

sábado, julho 18, 2009

Jogos da Lusofonia'09: Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe dominam 2º dia de provas de Taekwondo

Os atletas Fernanda Silva e Raphaela Pereira (ambas do Brasil), Pedro Póvoa (Portugal) e Eloy Boa Morte (São Tomé e Príncipe) foram os grandes vencedores do 2º dia de provas de Taekwondo dos Jogos da Lusofonia, que decorreram esta tarde no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

Na categoria de -48 kg, Fernanda Silva venceu na Final a indiana Kavita Devi Jungam, que ficou com a medalha de Prata, cabendo o bronze à portuguesa Márcia Filipa Silva que no combate de atribuição da medalha derrotou a macaense Justina Lei.

Na categoria de -67 Kg, a brasileira Raphaela Pereira derrotou no combate decisivo a são-tomense Nilza da Costa Alegre, enquanto a angolana Sandra António venceu a indiana Rashmi Naki na decisão da medalha de Bronze.


Já no sector masculino, as coisas foram bem diferentes para as cores do Brasil, pois em 6 medalhas possíveis, apenas conquistaram uma de Prata, graças a excelente participação de Henrique Moura na categoria de -80 Kg.

No mesmo escalão, as restantes medalhas foram para o são-tomense Eloy Boa Morte (Ouro) e para o indiano Rajan Anand Pandia (Bronze).

Finalmente, na categoria de -58 Kg o olímpico português Pedro Póvoa arrebatou a medalha de Ouro ao vencer na Final o angolano Nicolau Sambo, ficando o Bronze para Chi Kin Cheong que derrotou no combate decisivo Lainel Fernades, de São Tomé e Príncipe.


Jornalista: João Miguel Pereira

sexta-feira, julho 17, 2009

Jogos da Lusofonia'09: Brasil vence Portugal por 2-0 e conquista medalha de Ouro do Torneio de Futsal Masculino

A selecção portuguesa de Futsal perdeu hoje com o Brasil por 2-0, em jogo a contar para a 4ª e última jornada do Torneio de Futsal Masculino, que decorreu esta tarde no Pavilhão Atlântico.


Com este resultado, a equipa brasileira venceu o agrupamento e conquistou novamente a medalha de Ouro (já o tinha feito na 1ª edição dos JL), relegando a formação portuguesa para o 2º posto.

Crónica do Jogo:

Apesar dos adeptos portugueses depositarem muita esperança na sua selecção, os jogadores lusos nunca tiveram oportunidade de incomodar verdadeiramente a equipa do Brasil, que não perde há 4 anos.

A formação de Orlando Duarte até entrou bem, mas cometeu alguns erros, nomeadamente defensivos, o que levou a que a equipa de Pipoca tivesse algumas oportunidades para marcar.

Porém, só a meio da primeira parte é que a equipa "canarinha" consegue chegar ao golo, por intermédio de Lukaian, jogador que já passou pelo Benfica.

Pouco depois, novo erro defensivo e novo golo do Brasil, marcado por Fernandinho a passe de Lukaian, que aproveitou uma desatenção de um defesa português, que não conseguiu cortar a bola nas melhores condições.

Ao intervalo, o Brasil já vencia por 2-0 e os adeptos brasileiros faziam a festa nas bancadas do bonito e moderno Pavilhão Atlântico.


Na segunda parte, a equipa portuguesa entrou mais pressionante e obrigou a equipa do Brasil a cometer alguns erros.

Mas a pontaria dos jogadores lusos estava desafinada e ora acertavam nos postes (2 remates), ora acertavam no guardião brasileiro.

À medida que o tempo ia passando, Portugal jogava mais com o coração do que com a cabeça, o que facilitava a estratégia defensiva dos adversários.

Até ao apito final, Gonçalo Alves ainda tentou alvejar a baliza contrária, mas o discernimento já não era dos melhores, e o remate do português saiu bastante ao lado.


Com esta vitória, o Brasil conquista 12 pontos, vence o agrupamento e leva a medalha de Ouro para casa. Portugal fica na 2ª posição e com a medalha de Prata, enquanto Angola, ao vencer a Guiné-Bissau por 6-1, conquista o 3º lugar e a consequente medalha de Bronze.


Classificação Geral:

1º Brasil - 12
2º Portugal - 9
3º Angola - 6

Guiné-Bissau - 3
São Tomé e Príncipe - 0


Medalhas:

Ouro - Brasil
Prata - Portugal
Bronze - Angola



Jornalista: João Miguel Pereira

quinta-feira, julho 16, 2009

Jogos da Lusofonia'09: Portugal vence Macau por 113-42 na última jornada da 2ª Fase do Torneio de Basquetebol Masculino

A selecção portuguesa de Basquetebol derrotou hoje a equipa de Macau por esclarecedores 113-42, em jogo a contar para a 3ª Jornada da 2ª Fase do Torneio de Basquetebol Masculino dos Jogos da Lusofonia, que decorreu esta noite no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada.

Ao intervalo, os portugueses já venciam por 50-18, passando o 3º e 4º período a gerir o resultado e a equipa para o importante confronto das Meias-Finais com Cabo Verde.

Depois de terem sofrido 146 pontos de Angola, na noite anterior, os jogadores macaenses entraram em campo dispostos a não sofrer mais do que 100 pontos, já que discutir a vitória seria uma missão quase impossível.

Os jogadores asiáticos quase iam conseguindo o seu objectivo, pois os portugueses falharam muitos lances livres e lançamentos triplos, mas entretanto surgiu Carlos Andrade muito certeiro e os intentos macaenses foram por água abaixo.

Só nos últimos 5 minutos, Andrade marcou 3 triplos, 2 lances livres e fez uma jogada de 3 pontos, acabando com qualquer esperança dos pequenos mas guerreiros jogadores de Macau.


Com este resultado, Portugal assegurou um lugar nas Meias-Finais, onde irá defrontar a formação de Cabo Verde (2ª classificada do Grupo B) no próximo Sábado, a partir das 14h15. Antes, por volta das 11h00, Brasil e Angola entram em campo para discutirem a outra semi-final.


Jornalista: João Miguel Pereira

Jogos da Lusofonia'09: Portugal vence Índia por 7-1 na 4ª Jornada do Torneio de Futebol Masculino

A selecção portuguesa de Futebol goleou hoje a Índia por 7-1, em jogo a contar para a 4ª Jornada do Torneio de Futebol Masculino dos Jogos da Lusofonia, disputado esta tarde no Estádio José Gomes (Amadora).

O encontro praticamente não teve história, pois os jogadores portugueses chegaram rapidamente ao 6-0 (resultado ao intervalo), passando a gerir o marcador durante o resto da partida.

Crónica do Jogo:

Com uma primeira parte demolidora, os portugueses conseguiram o seu objectivo, ou seja, marcar à Índia o mesmo número de golos que Cabo verde tinha marcado frente ao mesmo adversário, de modo a não ficar com uma menor diferença de golos, pois este é precisamente um dos critérios de desempate em caso de igualdade pontual.

Um tento de Bura, um bis de Bruno Matias e um hat-trick de Rui Pedro construíram o resultado ao intervalo, mas a vantagem poderia ter sido maior se o mesmo Rui Pedro não tivesse falhado uma grande penalidade, mesmo a fechar o primeiro tempo.

Na segunda parte, o seleccionador português procedeu a algumas alterações, e a equipa perdeu "poder de fogo", mas mesmo assim voltou a desperdiçar flagrantes oportunidades de golo e mais uma grande penalidade.

À passagem do minuto 70, Bruno Matias marca o sétimo golo de Portugal e Rui Caçador pede aos seus jogadores calma e cabeça, pois o objectivo estava conseguido.

Mas como diz o velho ditado, não há bela sem senão, e já ao cair do pano, a Índia fez questão de fixar o mesmo resultado que tinha obtido contra Cabo Verde, marcando o 7-1, por intermédio de Kahn, que fez levantar das bancadas os 7 adeptos indianos que seguiam atentamente o jogo.


Com este resultado, Portugal continua a ocupar o 2º lugar da classificação geral (atrás de Cabo Verde e em igualdade pontual com Angola) e no próximo Sábado irá discutir a medalha de Prata com os angolanos, podendo até chegar ao metal dourado se Moçambique protagonizar uma grande surpresa e vencer a formação cabo-verdiana.


Jornalista: João Miguel Pereira

quarta-feira, julho 15, 2009

Jogos da Lusofonia'09: Selecção brasileira domina provas de Judo

A selecção brasileira de Judo voltou a dominar no 2º dia de provas desta modalidade dos Jogos da Lusofonia, disputadas no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

A superioridade dos atletas do Brasil só foi quebrada pelos excelentes resultados da luso-cubana Yahima Ramirez e da angolana Antónia Fátima Moreira, que conquistaram mais uma medalha de Ouro para os seus respectivos países.

Na categoria de -78 Kg, Yahima venceu a competição depois de derrotar por duas vezes a brasileira Claudirene Cezar, que ficou com a medalha de Prata.

Fátima Moreira venceu a categoria de -70 Kg, dando a Angola a sua primeira medalha de Ouro no Judo.

Nas categorias mais pesadas, o Brasil não facilitou e conquistou todas as medalhas douradas em disputa. No sector masculino, os vencedores foram Nacif Elias Júnior (-81 kg), Filipe Oliveira (-90 Kg), Carlos Honorato (-100 kg) e Rafael Silva (+100 kg), enquanto Priscila Silva (+78 kg) venceu no sector feminino.

A selecção brasileira ainda conseguiu uma medalha de Ouro na categoria dos -63 Kg, com Mariana Silva a ser a autora da "proeza".


Jornalista: João Miguel Pereira

Jogos da Lusofonia'09: Portugal vence Angola por 3-0 na 3ª Jornada do Torneio de Futsal Masculino

A selecção portuguesa venceu hoje Angola por 3-0, em jogo a contar para a 3ª Jornada do Torneio de Futsal Masculino dos Jogos da Lusofonia, disputado esta tarde no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

Com este resultado, a equipa lusa consegue 3 vitórias em 3 jogos e continua em boa posição para alcançar a medalha de Ouro.

Crónica do Jogo:

Tal como se esperava, a selecção portuguesa entrou "a todo o gás" tentando resolver o mais cedo possível a questão da vitória.

Como poucos minutos jogados, as escassas dezenas de espectadores presentes no Pavilhão Atlântico começaram a perceber que os golos de Portugal poderiam surgir a qualquer altura, pois a equipa das quinas atacava fortemente a baliza angolana.

Aos 5 minutos, Fábio Aguiar inaugura o marcador, lançando uma pequena festa nas bancadas do anfiteatro lisboeta.

A vencer, a selecção portuguesa passa a gerir o marcador e começa a rematar em menos quantidade e com menor perigo.

Perto do intervalo, Paulinho aproveita um enorme falhanço da defensiva angolana e marca o 2-0, para satisfação dos espectadores portugueses.


Com uma vantagem de 2 golos, Portugal partiu para a 2ª parte mais descansado, e o treinador Orlando Duarte aproveitou para "rodar" jogadores menos utilizados.

Vendo a apatia dos portugueses, Angola arriscou um pouco mais e durante alguns minutos armou um cerco em volta da baliza lusa.

No entanto, foi Portugal quem chegou aos 3-0, depois de David ter concluído da melhor maneira um rapidíssimo contra-ataque.

Após este golo, a partida arrastou-se até ao seu final, pois as duas equipas resolveram parar de lutar e de jogar, limitando-se a trocar a bola no seu meio campo.

Ainda assim, assistiu-se a um interessante jogo de Futsal, onde Angola provou não ser uma equipa tão fraca quanto parecia na teoria, e Portugal, apesar da ausência de muitas das suas estrelas, poderia ter feito um jogo mais espectacular e até marcado mais alguns golos.


Jornalista: João Miguel Pereira

terça-feira, julho 14, 2009

Jogos da Lusofonia'09: Portugal vence Angola por 81-72 na estreia da 2ª Fase do Torneio de Basquetebol Masculino

A selecção portuguesa de Basquetebol venceu hoje Angola por 81-72, em jogo a contar para a 1ª Jornada da 2ª Fase do Torneio de Basquetebol Masculino dos Jogos da Lusofonia, disputado esta tarde no Complexo Municipal Desportivo Cidade de Almada.

Ao contrário do que era esperado, a equipa lusa não teve qualquer dificuldade em superar os africanos, que certamente não jogaram ao seu melhor nível.

Com Carlos Almeida e José Barros em excelente plano, os portugueses estiveram sempre na frente do marcador, e nunca permitiram que Angola baixasse dos 10 pontos de diferença.

Este resultado coloca Portugal em excelente posição para vencer o Grupo A, que para além dos angolanos conta ainda com a formação de Macau.

Amanhã, joga-se a 2ª Jornada deste agrupamento, com o encontro entre africanos e asiáticos, enquanto Portugal só volta a entrar em campo na 5ª Feira, para defrontar a equipa macaense.


Jornalista: João Miguel Pereira

Jogos da Lusofonia'09: Portugal vence Moçambique por 2-0 na 3ª Jornada do Torneio de Futebol Masculino

A selecção portuguesa de Futebol venceu hoje Moçambique por 2-0, em jogo a contar para a 3ª Jornada do Torneio de Futebol Masculino dos Jogos da Lusofonia, disputado esta tarde no Estádio José Gomes (Amadora).

Os golos foram apontados já no final da partida por intermédio de Luís Pedro e Rui Pedro, que acabaram por aproveitar alguns erros da defensiva contrária.


Crónica do Jogo:

Com pouco público presente nas bancadas do estádio do E. Amadora, o que tem sido uma constante neste torneio, as duas equipas entraram em campo algo amorfas e desorganizadas.

Apesar de ambas as formações terem que vencer, para ainda se manterem na luta pela medalha de Ouro, os jogadores preocupavam-se mais com as tarefas defensivas do que com as ofensivas.

Por isso, o jogo desenrolava-se a meio campo com passes lateralizados e muita, mas mesmo muita lentidão.

Ao intervalo, registava-se um 0-0, que espelhava bem aquilo que ambas as equipas tinham feito dentro do campo.

Na segunda parte, o ritmo de jogo aumentou um pouco, mas as oportunidades de golo não apareciam, o que levou os adeptos a assobiar fortemente os jogadores. Mas nem assim os atletas se mexiam, e o jogo continuava lento e sem qualquer interesse.

Ambos os treinadores resolveram fazer então algumas alterações nos seus planteis, mas a (fraca) qualidade manteve-se.

Até que, aos 82 minutos, como por encanto, tudo mudou: Rui Fonte agarra na bola, passa por 3 adversários, ganha a linha de fundo, e faz um passe para a marca da grande penalidade, onde aparece Luís Pedro a rematar para o fundo da baliza moçambicana. Nas imagens televisivas parece que o guardião africano podia ter feito um pouco melhor, mas o remate do jogador português foi muito bem colocado.

A perder, a equipa de Moçambique veio para o ataque e esqueceu-se completamente de defender, o que proporcionava vários contra-ataques à formação portuguesa.

Num desses lances, aos 87 minutos, Portugal chega ao 2º golo: Licá pega na bola, corre cerca de 20 metros com o esférico colado aos pés e faz um passe para a bandeirola de canto, onde está Rui Fonte a cruzar para o coração da grande área. Ao tentar cortar o lance, um defesa moçambicano cabeceia a bola para trás, ou seja, precisamente para os pés de Rui Pedro, que completamente isolado não teve dificuldade em bater o guarda-redes africano.

Pouco depois, o árbitro dava por terminado o desafio, e os jogadores portugueses resolveram agradecer a vitória ao treinador Rui Caçador, dando-lhe muitos abraços e até alguns beijos.

Com este resultado Portugal "salta" para a 2ª posição (atrás de Cabo Verde), enquanto Moçambique passa a ocupar o 4º lugar, dizendo praticamente adeus à tão ambicionada medalha de Ouro.


Jornalista: João Miguel Pereira

Jogos da Lusofonia'09: Portugal e Brasil dominam provas de Atletismo

A selecção portuguesa de Atletismo conquistou 18 medalhas (7 de Ouro, 10 de Prata e 1 de Bronze) no último dia de provas desta modalidade dos Jogos da Lusofonia, disputadas esta tarde no Estádio Universitário, em Lisboa.

A modalidade foi completamente dominada pelos atletas portugueses e brasileiros, que venceram 28 das 29 disciplinas que faziam parte do programa. A excepção foi os 1500 metros masculinos, que foram ganhos por Charminda Wijekoon, do Sri Lanka.

Apesar do elevado número de medalhas por parte dos atletas portugueses, o público não se mostrou muito animado, talvez devido à fraca qualidade técnica das provas e ao forte vento que se fazia sentir na altura.

No sector masculino, além de Wijekoon, também conquistaram a medalha de Ouro os atletas Arnaldo Abrantes (200m), Alberto Paulo (3000m obstáculos) e Marcos Chuva (Salto em Comprimento), de Portugal, e ainda Raphael Fernandes (400m barreiras), Guilherme Cobbo (Salto em Altura) e as selecções brasileiras de 4x100m e 4x400m.

No escalão feminino, os títulos foram para as portuguesas Sónia Tavares (200m), Sandra Teixeira (800m), Sara Moreira (5000m) e Patrícia Mamona (Triplo Salto), e ainda para as brasileiras Elisangela Adriano (Lançamento do Peso), Lucimar Teodoro (400m barreiras) e a selecção de 4x400m livres.


Jornalista: João Miguel Pereira

segunda-feira, julho 13, 2009

Jogos da Lusofonia'09: Timor ultrapassa dificuldades financeiras e participa na competição

Apesar de Portugal e o Brasil lideraram até ao momento o quadro de medalhas dos II Jogos da Lusofonia (Lisboa'09) os grandes vencedores desta competição são, para já, os atletas timorenses.

Não por terem ganho qualquer medalha inédita, mas por terem feito um esforço quase sobre-humano para estarem presentes nesta festa lusófona.

No principio do mês, o chefe da delegação timorense enviou uma carta à organização dos Jogos da Lusofonia dizendo que os atletas do mais recente país independente, não poderiam estar presentes devido a inultrapassáveis dificuldades financeiras.

Assim que recebeu a mensagem, a Comissão Organizadora dos Jogos tratou logo de arranjar uma solução para os atletas timorenses, como explicou ao Diário Digital um membro da organização: "Após a comunicação, por parte da delegação timorense, da impossibilidade de participar no evento devido à falta de apoios e às grandes restrições financeiras, e por nós considerarmos imprescindível a sua presença, a Comissão Organizadora dos 2ºs Jogos da Lusofonia, designadamente através do seu membro do Conselho de Gestão, Rosa Mota, iniciou diligências para assegurar a vinda dos atletas e oficiais de Timor-Leste".

A primeira tentativa de ajuda foi pedida à Fundação Oriente que assim que soube das dificuldades disponibilizou-se para subsidiar a deslocação e a estadia dos atletas timorenses por considerar que "é de extrema importância que todos os países lusófonos participem nesta festa, pois só assim é que se consegue um reforço dos laços culturais além-fronteiras".

Assim, o problema ficou resolvido e os 40 atletas da comitiva timorense estão em Lisboa desde a passada 5ª Feira para participarem nas modalidades de Atletismo, Taekwondo, Ténis de Mesa e Voleibol de Praia.


Resultados (até ao momento) dos atletas timorenses nos II Jogos da Lusofonia:
======================================================


ATLETISMO:

400m cadeira de rodas (M): Manuel Marques (6º - 1m09s50cs)
800m (M): Dimas Silva Soares (8º - 2m20s92cs)
5000m (M): Francisco dos Santos (6º - 16m34s34cs) e Ribeiro de Carvalho (7º - 17m07s70cs)


Breves informações sobre Timor:
==========================


O Comité Olímpico de Timor-Leste (COTL), actualmente presidido por João Viegas Carrascalão, foi criado em 2003, passando a ser reconhecido pelo COI (Comité Olímpico Internacional) nesse mesmo ano.

Sendo um país recentemente constituído, tem ainda as estruturas desportivas em desenvolvimento, por isso os atletas timorenses apenas conseguiram uma medalha de bronze na 1ª Edição dos Jogos da Lusofonia (Macau'06).

Timor Leste faz fronteira terrestre com a Indonésia e fronteira marítima com a Austrália. Tem cerca de 950 mil habitantes e a capital é Díli.


Jornalista: João Miguel Pereira

Jogos da Lusofonia'09: Selecção Olímpica angolana de Futebol goleia (5-0) com relativa facilidade a equipa de Moçambique

A selecção masculina de Angola venceu com relativa tranquilidade a selecção de Moçambique por 5-0, em jogo a contar para a 2ª Jornada do Torneio de Futebol dos Jogos da Lusofonia, disputado esta tarde no Estádio José Gomes.

Esta derrota poderá por em causa o grande objectivo da equipa moçambicana, ou seja, as medalhas, pois a formação africana encontra-se neste momento no 3º lugar, mas ainda terá que defrontar as fortes selecções de Portugal e Cabo Verde.


Crónica do Jogo:

Numa partida com pouca história e muito mal jogada, o destaque vai para a presença de público, que encheu por completo uma bancada do José Gomes, depois de ontem ter ficado marcado o aspecto desolador de um estádio vazio, durante os encontros da 1ª Jornada.

Com o apoio dos espectadores, na sua grande maioria angolanos, os Palanquinhas começaram a partida num ritmo frenético, pondo em sérias dificuldades o último reduto moçambicano.

Ainda assim, Angola só chegou ao golo aos 21 minutos, marcado pelo médio Paty, depois de um bom lance individual.

Com vantagem no marcador, e sem reacção do lado contrário, os angolanos passaram a gerir o resultado e só obtiveram o 2º golo à passagem do 41º minuto, depois de um pontapé de canto directo, cobrado pelo médio Amancio.

Para a 2ª parte, o técnico José Amaral fez algumas alterações tácticas e os jogadores angolanos demoraram algum tempo a reentrar no jogo.

Ainda assim, Paty marcou o 3-0 aos 66 minutos, fazendo o primeiro bis do Torneio de Futebol Masculino destes Jogos da Lusofonia.

A partir daqui e ainda mal adaptados ao esquema táctico delineado para a segunda metade, os jogadores angolanos reduziram o ritmo de jogo e começaram a gerir o resultado.

Vendo que a partida se arrastava para uma pesada monotonia, aos 80 minutos, Amaral resolve fazer mais uma alteração, lançando para o terreno de jogo o talentoso defesa do Belenenses, Mano.

No pouco tempo que teve em campo, o jogador angolano confirmou os seus dotes de cabeceador, marcando dessa forma o 4-0.

Quando já toda a gente esperava pelo apito final do árbitro português Nuno Afonso, o avançado Moco ainda aumenta a contagem para 5-0, resultado algo injusto face aquilo que a equipa moçambicana produziu durante toda a partida.

Este resultado, deixa angolanos e moçambicanos no 2º e 3º lugares da tabela classificativa, atrás da sensacional equipa de Cabo Verde (2 jogos, duas vitória), mas à frente de Portugal (que perdeu na estreia) e da frágil equipa da Índia.


Jornalista: João Miguel Pereira

Jogos da Lusofonia'09: Portugal vence Macau por 3-0 e conquista medalha de Ouro do Torneio de Voleibol Masculino

A selecção masculina de Voleibol conquistou esta tarde a medalha de Ouro no Torneio Masculino de Voleibol, ao derrotar na Final a selecção de Macau por 3-0.

Apesar da equipa ser constituída por jogadores cadetes e juniores, muitos deles oriundos do Centro de Treinos de Resende, Portugal mostrou bons argumentos e um alto nível de jogo, o que deve ter deixado satisfeito o seleccionador Juan Diaz.

Crónica do Jogo:

Com um início de partida demolidora, Portugal começou cedo a resolver a questão do 1º set e da Final.

Mas, a meio do parcial, e apesar da equipa portuguesa estar a vencer por 15-5, os macaenses encetam uma espectacular recuperação, colocando o marcador nuns equilibrados 16-14.

Com esta resposta de Macau, os jogadores portugueses ficaram um pouco abalados, mas não caíram, e conseguiram, com muitas dificuldades, fechar o set com o resultado de 25-20.

Na segunda partida, as dificuldades continuaram, mas os atletas lusos conseguiram superar o forte e aguerrido bloco macaense, vencendo o parcial por 25-16.

O terceiro set prometia equilíbrio, mas um triste acontecimento veio mudar por completo a história do jogo. O capitão macaense, numa tentativa de resposta a um forte serviço português, caí mal e sofre uma entorse no ligamento interno do joelho direito, tendo que abandonar de imediato a partida.

Apesar do jogador ter continuado no Pavilhão e dos médicos assegurarem que estava tudo controlado, os atletas de Macau pareciam abalados e com medo de atacar as potentes bolas servidas pelos portugueses.

Com tantas facilidades concedidas pelo adversário, Portugal não desperdiçou a oportunidade e venceu o 3º set por 25-12, fechando com chave de ouro o encontro.


No final da partida, o seleccionar-adjunto José Rojas declarou que "neste tipo de torneios, existe sempre alguma pressão, mas os jogadores portugueses acabaram por se portar bem. Temos um grupo de jogadores jovens, que está a desenvolver-se, dentro de um projecto da Federação, que engloba ainda os femininos. Quanto ao jogo, quero realçar as excelentes exibições de Marcel Gil, Ivo Casas e Alexandre Ferreira que no terceiro set não deixaram passar nenhum ataque. É um bloco muito alto e tem de possuir essa eficácia. Tendo em conta o desempenho global, creio que poderemos estar todos satisfeitos com o trabalho realizado".


Jornalista: João Miguel Pereira

domingo, julho 12, 2009

Jogos da Lusofonia'09: Portugal vence Macau por 3-0 e conquista medalha de Ouro do Torneio de Voleibol Feminino

A selecção feminina de Portugal conquistou esta tarde a medalha de Ouro no Torneio de Voleibol Feminino dos Jogos da Lusofonia, ao vencer a selecção de Macau por 3-0, em jogo a contar para a 3ª e última Jornada da competição.

As macaenses ficaram com a medalha de Prata, enquanto a Índia (que perdeu as suas duas partidas) não foi além do Bronze.


Crónica do Jogo:

Como Portugal e Macau tinham vencido as suas anteriores partidas, este encontro transformou-se numa autêntica Final, pois quem vencesse conquistava de imediato a medalha mais valiosa.

Com as bancadas do Pavilhão do Casal Vistoso bem compostas, a selecção portuguesa entrou ao ataque, mas rapidamente esbarrou no forte bloco adversário.

Viviane, Fabíola e Vanessa bem tentavam colocar a bola do outro lado da rede, mas as macaenses devolviam sempre o esférico, e algumas vezes de forma bem perigosa, o que colocava a defensiva portuguesa em apuros.

A perder por 6-4, o seleccionador pede um tempo de desconto e num minuto muda por completo toda a estratégia que tinha delineado, deixando Marta no banco e colocando a líbero Joana.

E, com esta substituição, tudo mudou, pois Joana veio trazer ao jogo uma vivacidade nunca vista até aí. A pequena (em altura) jogadora defendia maravilhosamente bem e atacava ainda melhor, fazendo autênticos vóleis que passavam por cima do alto bloco macaense.

Vendo que a sua estratégia já não resultava, as asiáticas ainda tentaram mudar o esquema do jogo, mas as portuguesas já tinham carregado no acelerador e só iriam parar nos 25-16.

No segundo set, Macau ainda tentou dar um ar da sua graça, mas Portugal já tinha aprendido a lição, e com Vanessa e Fabíola em grande estilo, rapidamente chegou ao 25-12.

Com as bancadas do Pavilhão em completo desassossego, as jogadoras lusas começaram o 3º set a servir, mas perderem o primeiro ponto, deixando as macaenses algo contentes.

Mas os sorrisos duraram muito pouco tempo, pois Portugal "disparou" para uma fabulosa exibição, vencendo o parcial por categóricos 25-10.


Assim que conquistaram o 75º e último ponto do encontro, as atletas portuguesas desataram a correr pelo campo fora, numa autêntica alegria desmedida.

E se a tarde tinha começado com uma grande exibição de uma pequena jogadora, acabou com a subida ao pódio de outra pequena-grande atleta: Rosa Mota, que entregou as medalhas visivelmente satisfeita, e mais uma vez escutou o hino nacional e viu a bandeira portuguesa subir no mastro mais alto do bonito pavilhão lisboeta.


Jornalista: João Miguel Pereira

sábado, julho 11, 2009

Jogos da Lusofonia'09: Portugal vence Índia por 3-0 na 2ª Jornada do Torneio de Voleibol Feminino

A selecção feminina de Portugal venceu facilmente a débil selecção da Índia por 3-0, em jogo da 2ª Jornada do Torneio de Voleibol Feminino dos Jogos da Lusofonia, que se disputou esta tarde no Complexo Desportivo do Casal Vistoso.

Com esta derrota as indianas ficam com a medalha de Bronze, enquanto Portugal irá discutir com Macau (amanhã às 14h30) a vitória na competição.


Crónica do Jogo:

Com as bancadas do Pavilhão do Casal Vistoso bem mais compostas do que no dia anterior, a equipa portuguesa entrou ao ataque chegando rapidamente a um resultado de 6-0.

Vendo que não havia reacção do lado contrário, as jogadoras lusas relaxaram e passaram a cometer erros atrás de erros, permitindo que a Índia chegasse ao 6-4.

Com mais um erro de Marta, que deu o 5º ponto à selecção indiana, o treinador de Portugal perdeu a paciência e pediu um tempo de desconto para falar com as suas pupilas.

A conversa parece que fez bem às jogadoras portuguesas, que a partir daí "dispararam" no marcador, acabando por vencer o 1º set por 25-6.

Com o apioio do publico, a selecção portuguesa voltou a entrar bem no 2º set, chegando rapidamente aos 14-0.

As indianas reagiram e com algumas belas jogadas conseguiram marcar 3 pontos, reduzindo assim a enorme diferença.

Pouco depois, as jogadoras lusas voltavam a carregar no acelerador e acabaram por terminar o 2º set com o resultado de 25-7.

Com a derrota já presente no espírito das jogadoras da Índia, a selecção portuguesa fez um 3º set com alguma calma, demorando 32 minutos para concluir o encontro com mais um parcial de 25-6.


O Torneio Feminino de Voleibol termina já amanhã com o encontro da 3ª Jornada entre Portugal e Macau, jogo que irá decidir quem fica com a tão ambicionada medalha de Ouro.


Jornalista: João Miguel Pereira

Jogos da Lusofonia'09: Macau vence Índia por 3-0 na 1ª Jornada do Torneio de Voleibol Feminino

A selecção feminina de Macau venceu com relativa tranquilidade a frágil selecção da Índia por 3-0, em encontro da 1ª Jornada do Torneio de Voleibol Feminino dos Jogos da Lusofonia, disputado esta tarde no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso.

Este resultado, obriga as indianas a vencerem Portugal no encontro de amanhã, para ainda manterem intactas as esperanças de chegar à medalha de Ouro.


Crónica do Jogo:

Num encontro tão fraco do ponto de vista técnico e com um desnível acentuado entre as duas equipas, fica complicado escrever um pouco sobre este jogo.

Durante 67 minutos (tempo total da partida), os poucos espectadores presentes nas bancadas do bonito Pavilhão do Casal Vistoso viram as jogadoras macaenses a marcar pontos atrás de pontos e as indianas a correrem atrás da bola.

Em apenas 20 minutos, as jogadoras do território que esteve sob administração portuguesa durante 500 anos, "despacharam" o 1º set e passaram a controlar o resultado nos sets seguintes, permitindo que as atletas da Índia realizassem algumas boas jogadas.

Foi no 2º parcial que as indianas conseguiram fazer os seus únicos 2 pontos, pois os restantes 23 (!) foram "oferecidos" pelas macaenses, que falharam diversos serviços e remataram demasiadas vezes para fora.

No 3º set, a Índia esteve a vencer por 4-0 e os espectadores "acordaram" pensando que poderiam assistir a mais alguns minutos de voleibol. Mas, a suposta reacção não passou disso mesmo, de uma suposição, pois rapidamente Macau empatou a 5 e em apenas 10 minutos colocou-se a vencer por 20-8, limitando-se a gerir o resultado até aos 25 pontos.


Apesar do desnível no resultado (25/10, 25/5 e 25/10) a partida teve alguns momentos agradáveis e de boa sustentação de bola, mas a fraca técnica das macaenses e o elevado desacerto das indianas, faz-nos acreditar que Portugal poderá ter aqui a sua 1ª medalha de Ouro.

Amanhã, a partir das 14h00, joga-se mais uma partida deste torneio (Portugal - Índia), estando o encontro entre Portugal e Macau, marcado para às 14h30 do próximo Domingo, ambos no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso.


Jornalista: João Miguel Pereira

sábado, julho 04, 2009

Jogos Regionais: Pindamonhangaba empata com São Sebastião e é eliminada do Torneio de Futebol Feminino

A equipa feminina de Pindamonhangaba foi hoje eliminada do Torneio de Futebol de 11 dos Jogos Regionais, depois de empatar a 1 golo com São Sebastião, em encontro relativo à 2ª Jornada da prova.

Com apenas 2 pontos, pois na 1ª jornada tinham empatado com São José dos Campos, as meninas arujaenses já não tem hipóteses de conseguir o apuramento para os Oitavos-de-Final, mesmo que consigam vencer o último encontro do Grupo A.

No final do jogo de hoje, o treinador Heleno Cardoso admitiu que se sentia "um pouco triste" acrescentando que "ser eliminado com 2 empates é muito azar".

Ainda assim, enalteceu o comportamento das meninas, referindo que "elas foram espectaculares. Tiveram sempre uma postura de equipa vencedora e nos dois encontros que fizemos conseguimos criar muitas ocasiões de golo. Mas o problema das alas mantêm-se, pois ainda não consegui arranjar maneira de passarmos a canalizar o jogo pelos lados, e não pelo meio".

Mesmo com a eliminação prematura da sua equipa, Heleno referiu que "estes Jogos vão ficar na memória durante bastante tempo. Pela primeira vez, as meninas tiveram o privilégio de defrontar grandes equipas, e acho que isso é importante para elas e para nós todos, que vivemos o Futebol de uma maneira diferente. Para nós, o importante é o lado humano, o lado sentimental; se perdermos uma partida, mas houver um encontro salutar entre jogadoras, já ficamos contentes".

Sobre o futuro da equipa, Heleno revelou que ainda não sabia de nada, mas logo de seguida lançou uma espécie de "aviso": "Se a Prefeitura decidir acabar com a equipa, a cidade ficará mais pobre, quer a nível desportivo, quer a nível social".


Domingo, joga-se a 3ª e última jornada do Torneio, sendo de destacar o encontro entre Guarulhos e Taubaté, que irá decidir as duas primeiras posições do Grupo B.


Jornalista: João Miguel Pereira

quarta-feira, julho 01, 2009

Jogos Regionais de São Paulo: Arujá recebe 53ª edição da competição

A cidade de Arujá recebe, a partir de hoje, a 53ª edição dos Jogos Regionais de São Paulo, competição desportiva que reúne cerca de 7000 atletas de várias localidades do 3ª Estado mais importante do Brasil.

Para facilitar a logística da competição, a organização decidiu dividir as 20 cidades participantes em duas divisões, tendo em conta os resultados desportivos alcançados anteriormente.

Na 1ª Divisão ficaram Pindamonhangaba, São José dos Campos, Guarulhos, Taubaté, Caraguatatuba, Ubatuba, Mogi das Cruzes, Suzano, Jacareí e São Sebastião, enquanto Igaratá, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, Santa Isabel, Ilhabela, Cruzeiro, Arapeí e Areias compõem a 2ª Divisão.

Esta é a primeira vez que uma cidade do Alto Tietê recebe uma competição desportiva de grande relevo, depois de Mogi das Cruzes e Suzano se terem candidatado à organização de algumas edições anteriores destes Jogos Regionais.

Este evento, que decorre durante todo o mês de Julho, é composto por 23 modalidades desportivas, sendo o Basquetebol, o Futebol e o Futsal aquelas que têm mais atletas inscritos.


Jornalista: João Miguel Pereira